VOLTAR

NOTÍCIAS

08.03.21

ESPECIAL SEMANA DA MULHER - Conheça Vanessa Catto, um exemplo de mulher empreendedora que se destacou no ramo logístico.

Ao longo desta semana vamos conhecer histórias inspiradoras de mulheres que conquistaram seu espaço no ramo dos Transportes.

E para começar nossa jornada conheça a história de Vanessa Catto, administradora da Catto Transportes.

 

Por muito tempo, a mulher vivia dentro de casa, cuidava dos filhos e dos afazeres domésticos, mas foi justamente a Revolução Industrial, no século XVIII, quando o lucro passou a ser objetivo na sociedade, que o sexo feminino passou a fazer parte do mercado de trabalho. Ainda autorizadas pelo pai ou marido, passaram a trabalhar exaustivamente, sem ter direitos ou proteção, com remuneração inferior ao homem. No Brasil, as mulheres conquistaram o direito de votar na era Vargas, em 1932, de forma facultativa, tornando-se dever em 1934. Dentre outros ganhos, neste século, no ano de 2016, elas receberam o direito à vida com a Lei Maria da Penha, tida pela ONU como a terceira melhor lei com mecanismos para coibir a violência doméstica no mundo. Não há mais o gênero frágil: elas ocupam cargos de liderança no cenário mundial, mostrando trabalho e competência. 

Vanessa Andréia Catto Balista é um exemplo dessas mulheres firmes e fortes que empreendem e se destacam no ramo logístico. É ela, a mulher, junto com os três irmãos, que administra e toma decisões na Catto Transportes. Com mais de 220 colaboradores a empresa se destaca no transporte de cargas refrigeradas e secas no país. Com matriz em Chapada, RS, onde a família construiu suas raízes, possui ainda nove filiais que se concentram em pontos estratégicos do país. 

 

Filha de Alcides e Alzira Catto, conheceu a força com cinco anos, junto dos irmãos, Carlos, Vanderlei e Fabiano, ao perder os pais num acidente de carro. Os irmãos se fortaleceram e juntos continuaram o legado do pai e da mãe, ambos já empreendedores no transporte de carga suína e comércio desde a década de 70. “Eu cresci no transporte e no comércio. O caminhão faz parte da história da minha família. Não me via fazendo outra coisa”. Como a sócia mais jovem, Vanessa, aos 39 anos, pertence à segunda geração da empresa e é o elo com a terceira, que conta com os sobrinhos que também já trabalham na administração. 

 

 

A sua história na Catto Transportes, efetivamente, iniciou em 1996, quando começou a trabalhar aos 14 anos. Assim, em 2004, formou-se em Administração e seguiu trabalhando em diferentes filiais, construindo competências e habilidades e hoje é exemplo na Administração do Transportes e Cargas no país. Desde 2015, está à frente da filial em Carazinho - RS, e realiza também toda gestão de RH da empresa. “A empresa é uma só, a Catto somos Nós! Catto é o nosso sobrenome! Transportes é o nosso trabalho! Para sermos uma transportadora, precisamos dos veículos, dos motoristas. Estes são a peça fundamental para o negócio, tanto na origem quanto no destino”. São eles que carregam o nome da Catto Transportes” - afirmou Vanessa. Para fazer a “roda girar”, em média, para cada dois motoristas na estrada, existe um no administrativo para que o transporte tenha todo o suporte necessário em todas as etapas. 

 

Mãe de duas meninas, casada há 18 anos, Vanessa busca conciliar a vida familiar e profissional de forma independente. Tem o apoio do marido e dividem tarefas em casa: “Tanto a empresa quanto a família precisam de planejamento, organização e amor”. Assim, divide seu tempo entre o trabalho, lazer e família. Quando pensa numa mulher inspiradora, lembra a mãe Alzira – exemplo de empreendedorismo e sucesso já nos anos 70 e 80. Quanto aos desafios de ser sócia em um ramo que há predominância masculina, ela afirma “Eu me preparei para estar à frente da nossa empresa!”. Mas destaca algumas palavras-chave para o sucesso: conhecimento; experiência; gestão; equilíbrio razão, emoção; verdade; persistência; coletividade. 

 

A Catto Transportes investe na profissionalização e nos funcionários. “Na Catto, as pessoas andam juntas. Quando vejo que a empresa cresce e quem está conosco cresce também, tenho duas realizações: pessoal e profissional. Realizo-me com algumas peculiaridades como servir boas refeições, ter uma infraestrutura adequada e confortável ao motorista e aos demais funcionários. Certas coisas não têm preço. Realizo-me também com o feedback do cliente, afinal, nós vivemos do transporte e precisamos atender às exigências dessas empresas”, destacou. 

 

O transporte de cargas apresenta muitos desafios. Portanto, Vanessa coloca, na ordem do dia, o planejamento, a organização e a visão “sem esquecer de olhar para o passado e para o futuro”. Ainda explica que numa empresa com a abrangência da Catto Transportes: “precisa-se olhar o todo e não a unidade, embora esta seja importante para o processo”. 

 

A empresária acredita que a presença feminina no transporte rodoviário de cargas, como em qualquer outro segmento, traz, em nosso contexto, a igualdade, oportunizando o lugar das mulheres que são tão comprometidas ou até mais que os homens. Elas podem comandar, liderar, tomar decisões e conduzir um negócio ou entidade desde que se preparem para tanto. Espera que as atitudes das mulheres que hoje são empreendedoras sirvam de inspiração para tantas outras. “Enfrentamos preconceito, mas temos de usar a firmeza e o respeito para não precisarmos provar nada a ninguém”, finaliza. 

TAGS