VOLTAR

NOTÍCIAS

28.06.22

Brasdiesel é a melhor equipe de Serviços do Brasil pela 3ª Vez Consecutiva

Brasdiesel é a melhor equipe de Serviços do Brasil pela 3ª Vez Consecutiva.
Dez times disputaram a final nacional do Top Team, a competição da rede Scania, em busca do troféu de mais capacitada do país
 


O Scania Top Team 2022/2023, torneio global apenas de colaboradores da área de serviços da rede de concessionárias da marca, conheceu a melhor equipe de Serviços do Brasil, no sábado 11 de Junho. Foi a gaúcha Btech, da Casa Brasdiesel de Ijuí, que se tornou tricampeã da competição. A final nacional foi organizada na fábrica da Scania, em São Bernardo do Campo (SP), e teve dez equipes classificadas, de quatro estados. A Btech vai disputar a final regional com participantes de outros cinco países (Argentina (sede), Chile, Colômbia, México e Peru), no dia 12 de novembro. As duas primeiras colocadas garantem vaga na final mundial, em maio de 2023 na Suécia. A Scania Academy e a Associação Brasileira dos Concessionários Scania (Assobrasc) contribuem com o suporte necessário para a realização das etapas.
Os vencedores da Btech são Marcelo Bueno e Neilson Goi Freitag, tricampeões, e os estreantes Diorle da Silva Legonde, Bruno Claudy Alves, Jardel Bealozourw Franco e John Maicon Fritz Noronha.

 


A Brasdiesel ainda teve pódium duplo nesta edição, tendo em vista que a equipe Power Diesel da Brasdiesel de Caxias do Sul assumiu o 3º lugar na Final Nacional pela segunda vez consecutiva. A equipe é formada por Renato Macedo Espido, Vilmar Roberto Zirbes, Vinicius Stocco, Daiane Lima dos Santos, Aires Sirtoli e Antonio Weber.

 

 


“Estamos muito felizes por termos participado em todas as finais nacionais desde o lançamento da competição em 2009, e pela terceira vez a Brasdiesel esteve com 2 times entre as 3 melhores equipes do país. Estamos continuamente treinando nossos técnicos no Centro de Treinamento na casa de Caxias do Sul e na Academy da Scania, aprimorando a capacitação dos nossos colaboradores. Aliado ao planejamento e engajamento do nosso time de serviços com o Top Team, estamos acumulando títulos nos últimos anos, valorizando o esforço dos profissionais e garantindo a entrega de serviços em alta performance aos nossos clientes,” diz Claudio Padilha, Gerente Geral de Pós Vendas da Brasdiesel.

 

O Top Team é uma competição organizada mundialmente pela Scania para promover a competência técnica com os objetivos de desenvolvimento, capacitação, valorização e reconhecimento, incentivando o trabalho em equipe.


A final nacional reuniu as 10 melhores equipes do ranking geral após o resultado de 100 questões de provas teóricas, independentemente de serem ou não da mesma concessionária. A classificação da final nacional foi: Btech – Casa Brasdiesel (Ijuí – RS), Top Line Rio Preto – Casa Escandinávia (São José do Rio Preto – SP), Power Diesel Casa Brasdiesel (Caxias do Sul – RS), PG Tech – Casa Cotrasa (Ponta Grossa – PR), Top Service – Casa P.B.Lopes (Londrina – PR), Power Team – Casa Scania WLM Itaipú (Contagem – MG), Equipe E (Águia Maringá G10) – Casa P.B.Lopes (Maringá – PR), Águia Maringá 4 – Casa P.B.Lopes (Maringá – PR), Equipe Top Gum e Equipe 470 HPI – Casa WLM Quinta Roda (Sumaré – SP).
Cada time teve de três a cinco componentes – aceitos apenas profissionais da área de serviços (a exemplo mecânicos, eletricistas e consultores) –, além de um coaching e um representante da concessão (grupo econômico da rede Scania).  

 


“A competição para a escolha da melhor equipe de serviços do Brasil da rede Scania foi recheada de emoções. Além do nervosismo comum em situações assim, pudemos ver a garra e o foco dos profissionais para alcançar um objetivo. Todos são ganhadores, independentemente da colocação, o que exige dedicação e disciplina. Estão de parabéns e têm a nossa admiração e respeito”, diz Maria Luiza Delavy, diretora da área de Pessoas e Cultura da Scania no Brasil, que engloba a Scania Academy. “Para a Btech, os parabéns são em dobro. A humildade, segundo palavras deles, foi o que os acompanhou e fez a diferença durante o preparo. Até adicionaram um h no nome original. Na final nacional, muita determinação e união para vencer.”

Ainda segundo Maria Luiza, o Top Team promove um grande aprendizado e aperfeiçoamento no conhecimento do produto e processos Scania. “Mas, com certeza há um aprendizado que só pode ser absorvido por quem vive esta experiência. Uma vivência que jamais será esquecida e acompanhará cada um na vida profissional e pessoal. Nós vibramos, torcemos e nos emocionamos com todas as equipes. São profissionais motivo de orgulho para todos nós.”


“A edição 2022/2023 do Top Team tem um sentimento especial pois a Scania vai comemorar 65 anos de Brasil, no dia 2 de julho. A final nacional teve muita energia positiva, competição acirrada e foi decidida nos detalhes. O alto nível de qualificação e profissionalismo das equipes nos traz a tranquilidade de que sempre teremos os melhores serviços em nossas oficinas. Tudo para oferecer o diagnóstico certo e numa solução ágil para que o cliente volte à operação o mais rápido possível, entregando disponibilidade e rentabilidade”, afirma Marcelo Montanha, diretor de Serviços da Scania no Brasil. “Vimos que os times se prepararam fortemente, todos muito felizes e entusiasmados para crescer ainda mais. O resultado, muito além da tabela de classificação, foi o incentivo enorme para o desenvolvimento em que todos ganham: os profissionais, a Scania, a rede de concessionários e, principalmente, os clientes.”


Em provas práticas e teóricas, sendo quatro estações práticas com desafios de diagnósticos em veículos/componentes e uma estação teórica com foco na literatura técnica da Scania, a final nacional avaliou a competência técnica, a habilidade de realizar diagnósticos e de solucionar problemas no menor tempo possível, sempre trabalhando em equipe, fator este que foi fundamental para consagrar os campeões desta edição. A competição reproduz em um ambiente de laboratório as condições da realidade diária.

    
A trajetória da equipe gaúcha Btech, da Casa Scania Brasdiesel

 

A Btech, a melhor equipe de Serviços da Scania no Brasil, nasceu Btec e começou a participar em 2013 do Top Team, quando terminou em quinto lugar na fase nacional. Em 2015, porém, tudo mudou. A equipe venceu a final nacional, ficou em segundo na regional e em terceiro na mundial (em um resultado inédito até o momento). Em 2018 a equipe tornou-se Bicampeã Nacional, ficou entre as 2 melhores na regional e garantiu novamente a participação na Final Mundial na Suécia.

 

Próximas etapas

 

O Top Team 2022/2023 foi dividido em cinco fases, sendo as duas iniciais realizadas de forma virtual. A primeira foi o período de inscrições. As Casas Scania puderam inscrever quantas equipes quisessem até 11 de abril. Foram registrados 196 times e quase 1 mil participantes. A segunda foi o processo seletivo por meio de provas teóricas. Foram dois momentos, de 18 a 26 de abril e de 27 de abril a 3 de maio, cada um com 50 questões, totalizando 100 perguntas. A terceira etapa foi a final nacional, a quarta é o torneio regional e a última a disputa mundial, na Suécia.
A quarta etapa será a final regional, no dia 12 de novembro, que será relizada na Argentina. A Btech será a representante brasileira apta a disputar o desafio com as campeãs dos seguintes países: Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru. Os dois melhores times estarão classificados para a quinta e última fase, que será a final mundial, na Suécia, em maio de 2023. Em 2018, o troféu mundial foi disputado por Argentina, Áustria, Brasil, China, Emirados Árabes Unidos, Finlândia, Itália, Holanda, Nova Zelândia, Polônia, Suiça e Taiwan. A grande vencedora foi a Nova Zelândia.

 

Histórico

 

O Top Team nasceu na Suécia em 1996. Na primeira edição, participaram os cinco países nórdicos Suécia, Noruega, Finlândia, Dinamarca e Islândia. Em 2003, a competição contou com representantes de 17 países europeus. Em 2005, o número de países subiu para 21. O ano de 2011 registrou 44 representantes e marcou a estreia do Brasil no evento. Nas últimas edições (2014/2015) e (2017/2018), a vitória foi da Btec da Brasdiesel, do Rio Grande do Sul. Em 2021, em função da pandemia, não foi realizado o torneio presencial. Por isso, foi criado o Top Team Challenge, que recebeu de forma virtual ideias para melhorias nos serviços da rede Scania. O Brasil teve 164 equipes e 256 projetos apresentados (52% de todas as sugestões enviadas em todo o mundo). A Brasdiesel de Ijuí também esteve presente com a equipe BTec ficando entre as 10 melhores ideias do Brasil.
 

TAGS