NOTÍCIAS
Caxias do Sul carrega em cada detalhe a herança dos imigrantes italianos — famílias que, há mais de um século, com coragem e perseverança, ajudaram a construir a cultura, a economia e os valores que ainda hoje definem a região. Para honrar essa caminhada, um novo símbolo é edificado junto ao Largo da Estação Férrea, local de grande representatividade para a história e o desenvolvimento da Serra Gaúcha, e que está sendo revitalizado para se tornar novamente um belíssimo cenário cultural e turístico para a cidade.
.jpg)
Por meio da iniciativa da CIC Caxias, foi inaugurado “ontem”, o Monumento aos 150 anos da Imigração Italiana, no qual imponentes barras de ferro não só representam a trajetória dos imigrantes italianos, mas também fazem alusão a continuidade do legado deixado para a comunidade, que segue viva no cotidiano através das tradições, da gastronomia, da valorização do trabalho e da união das famílias.
.jpg)
Entre os incentivadores que tornaram esse marco possível, estão a Brasdiesel e a Família de Olinto e Amélia Biazus, que reforçaram o vínculo com a preservação das memórias e dos valores, e com o compromisso no progresso da cidade, reconhecida como um dos maiores polo metal mecânico do país. Como Presidente do Conselho e representante da família, o Sr. João José Biazus recebeu uma medalha em agradecimento pelo apoio dedicado à construção desse projeto, além dos nomes eternizados na placa oficial do monumento. Participar desse acontecimento é motivo de orgulho, o qual reafirma o compromisso e a perpetuidade dessa história que segue sendo construída com respeito, reconhecimento e gratidão.
.jpg)
.jpg)