VOLTAR

NOTÍCIAS

10.03.21

ESPECIAL SEMANA DA MULHER - Conheça a história de Suzimar de Brito, a primeira mulher a ocupar o cargo de pintora automotiva na Brasdiesel Matriz.

As mulheres estão vencendo barreiras e lutando contra preconceitos, provando que o gênero não define a profissão. O setor mecânico é exemplo disso, o cenário quase que exclusivamente masculino, tem atraído bastante as mulheres, que estão buscando cursos de capacitação na área.

 

É o caso de Suzimar de Brito, que deixou seu trabalho de auxiliar de cozinha para trabalhar inicialmente em uma madeireira exercendo a função de operadora de plaina. A decisão surgiu no momento de dificuldade, “Não tive opção, tinha um filho pequeno para criar sozinha, essa era a única escolha que poderia me ajudar nas necessidades financeiras.”

 

Tempos depois, trabalhando em uma fábrica de componentes automotivos, ela não podia imaginar que da necessidade e dos momentos difíceis que passou na vida, iriam levar ela a encontrar sua verdadeira vocação. Ela conta que trabalhava como auxiliar de produção, mas sempre foi curiosa em aprender coisas novas, quando surgia uma folga do trabalho, corria para o setor de pintura, movida pelo desejo de aprender. Esse emprenho e dedicação a fizeram conquistar meses depois a tão sonhada vaga de pintora.

 

“Fui procurada por uma colega, que também queria aprender a pintar, e com satisfação a ensinei, hoje ela trabalha na mesma função que a minha em outra empresa. Fico feliz em saber que inspiro outras mulheres a seguirem essa profissão.”

 

Sua vontade de crescer profissionalmente a levou até a Brasdiesel. “Meu sonho era trabalhar na Brasdiesel. De todas as empresas que enviei currículo, foi a única que não teve preconceito por eu ser mulher, as lideranças confiaram no meu potencial e me deram uma oportunidade para mostrar meu trabalho.”

 

Ela conta que no início ficou preocupada, pensando de como seria a reação dos colegas em trabalhar com uma mulher, mas ao contrário do que pensava, foi muito bem recepcionada por todos; “Eles são respeitosos e prestativos, compartilham comigo seus conhecimentos.”

 

Atualmente, Suzi como é conhecida por todos da Brasdiesel de Caxias do Sul, trabalha no Centro de Restauração, no cargo de pintora automotiva, sendo a primeira mulher a desempenhar uma função ocupada anteriormente somente por homens.

 

 

Suzi finaliza a entrevista com um recado para todas as mulheres: “Não importa a opinião dos outros, jamais abaixe a cabeça, lute sempre pelo o que quer, vá atrás dos seus sonhos e você será recompensada.”

TAGS