VOLTAR

NOTÍCIAS

18.12.20

Irapuru Transportes comemora 50 anos com a restauração de um Clássico “Scania Espingardinha”.

A prestadora de serviços comemora o marco com o novo Scania L76.

A Irapuru Transportes, reconhecida como um dos mais modernos e bem equipados operadores logísticos do país, completa 50 anos em Janeiro de 2021.

Fundada em Caxias do Sul – RS, no ano de 1971, a Irapuru possui uma frota com mais de 400 veículos, sendo mais de 40% da marca Scania.

 

Dividido em 15 filiais no Brasil, totalizando mais de 1.300 funcionários, o grupo trabalha com movimentações e armazenagem de cargas em todo território nacional e Argentina. Entre seu portfólio está o transporte de autopeças, petroquímicos, contêineres, produtos químicos, produtos siderúrgicos, matérias-primas em geral, operações just in time-milk run, cross docking, kanban, cargas expressas, elevadores e cargas excedentes com diferentes pesos e medidas. Sua excelência é atestada pelas certificações ISO 9001:2015 e SASSMAQ (Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade). Com sua expertise há mais de cinco décadas, investimentos despendidos e dedicação de sua equipe de profissionais, alcançou o merecido destaque no mercado.

 

A  tradicional empresa, fundada em 1971, hoje é administrada por seu proprietário Celson Pellenz e seu filho Vinicius Pellenz. Celson conta que iniciou as atividades no ramo de transporte ainda jovem, com espírito empreendedor investiu em treinamentos, equipamentos e qualificação para os funcionários. “Somos uma grande equipe, em nossa gestão acreditamos no crescimento, investimos nos novos negócios, nas oportunidades e somos movidos a novos desafios.”

Para comemorar meio século de existência, Vinicius Pellenz - filho de Celson e Diretor da empresa - conta que preparou um veículo especial para a Irapuru.

 

A ideia de restaurar o Scania L76, surgiu em uma conversa informal entre alguns amigos antigo mobilistas, colecionadores, apaixonados por carros e caminhões.

 

“Procurei uma ideia diferente, então colocamos a mão na massa! A primeira etapa foi encontrar em nossa frota um veículo com características únicas, foi assim que escolhemos o modelo L76 Super 1971/1971, um veículo raro, conhecido como Scania “Espingardinha”.

 

Além da exclusividade do veículo, a restauração também foi planejada nos mínimos detalhes, seguindo padrões internacionais de pintura, marcando de forma especial o veículo comemorativo da Irapuru Transportes.”

 

Com o projeto em mente, foi a vez de escolher os parceiros de negócio. Vinicius conta que a escolha da Brasdiesel para a execução do projeto, se deu devido à excelente estrutura técnica e física da concessionária, além do bom relacionamento e a longa parceria com a empresa.

 

Foram muitas conversas e desenhos para que o projeto saísse do papel. O desafio era manter a originalidade e padrões de época, porém com algum diferencial. Todo serviço de funilaria e pintura foi realizado na Brasdiesel. Vinicius enfatiza a amizade com diversos profissionais. “Foram muitos amigos e apaixonados por Scania que fizeram parte da realização desse sonho.”

O veículo Scania L76, relíquia da transportadora,  reúne milhares de admiradores espalhados pelo Brasil. Para a família Pellenz, o veículo possui um grande valor sentimental.

Temos um carinho especial por esse caminhão. Ele relembra o início das fusões da Expresso Vale Real com a Irapuru Transportes LTDA, antes pertencente ao Grupo Randon. O veículo trabalhou até 2017 atendendo nossas operações internas, coletas e entregas, e após mantivemos em nosso pavilhão até a data da restauração.

 

Em meio às comemorações dos 50 anos da empresa, Vinicius salientou a importância do caminhão comemorativo. “Esse caminhão com certeza marcará a história da Irapuru  e vamos manter a tradição da empresa. Esse veículo representa toda trajetória percorrida nesses 50 anos.”

 

O veículo totalmente restaurado foi entregue aos proprietários em Dezembro de 2020. De acordo com Vinicius o veículo será utilizado para passeios em finais de semana, exposições e eventos.

TAGS