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20.05.20

SISTEMA EURO 5 - Tudo que você precisa saber sobre os motores Scania!

O sistema EURO 5 é um conjunto de normas regulamentadoras que visa a diminuição da emissão de poluentes de veículos movidos a diesel. Oficialmente, no Brasil, ele é chamado de Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, o PROCONVE P-7. O nome EURO 5 é uma alusão à legislação europeia que tem essa mesma finalidade. Sua principal meta é diminuir as emissões de Óxido de Nitrogênio (NOx) em até 60%. Desse modo, é esperado uma redução de 80% na emissão de partículas poluentes em relação ao sistema anterior, o EURO 3.

Quais as mudanças promovidas pelo sistema EURO 5?

As principais mudanças nos caminhões dizem respeito ao funcionamento dos motores. Desde 2012, quando a norma entrou em vigor, só saem das montadoras brasileiras os veículos com motores diesel que contam com um sistema de tratamento de gases poluentes: EGR ou SCR.

Redução Catalítica Seletiva (SCR)

Os motores com tecnologia SCR (Selective Catalytic Reduction) são mais utilizados em veículos com maior capacidade de carga. Eles fazem uma conversão química dos gases poluentes, transformando-os em nitrogênio e vapor de água, inofensivos ao meio ambiente. Para que essa reação ocorra, é necessário o uso do ARLA 32, um reagente composto de água e ureia. Ele deve ser colocado no compartimento específico dos sistemas SCR e nunca deve ser misturado ao diesel. Além de avisar sobre a necessidade de reabastecer o reagente, o sistema SCR também monitora a qualidade dos gases emitidos. Utilizado de maneira correta, o ARLA 32 também melhora a eficiência do motor, reduzindo o consumo de combustível. 

Além de avisar sobre a necessidade de reabastecer o reagente, o sistema SCR também monitora a qualidade dos gases emitidos. Utilizado de maneira correta, o ARLA 32 também melhora a eficiência do motor, reduzindo o consumo de combustível.

É necessário o uso de diesel de alta qualidade.

Outra exigência importante pelas normas da EURO 5 é o uso de combustíveis que contam com um teor reduzido de enxofre — atualmente, temos no Brasil o diesel S50 e o S10. Apesar de a norma reguladora aceitar o uso do diesel S50, é altamente recomendado que seja feita a escolha pelo diesel S10. Presente no mercado brasileiro desde 2013, ele é a opção mais limpa de combustível para veículos pesados. Além de reduzir a fumaça branca e a emissão de enxofre em até 90%, esse combustível ajuda a reduzir a formação de depósitos no motor e melhora sua partida à frio. O sistema EURO 5 é o resultado de anos de pesquisas e programas de redução de poluentes por motores diesel. Por isso, é fundamental seguir suas normas para deixar o meio ambiente mais limpo e atender às exigências legais.

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